Mato Grosso, Domingo, 19 de Maio de 2024     
Novo Portal
Campus de Alta Floresta tem três propostas aprovadas pela Fapemat
Campus de Alta Floresta tem três propostas aprovadas pela Fapemat
24/10/2005 08:35:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Unemat aprovou 12 projetos no edital 003/2005 da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso, sendo três projetos a serem desenvolvidos por professores e acadêmicos do campus de Alta Floresta, com valores na ordem de R$ 100.000,00.

O projeto "Alternativas para recuperação de pastagem em consórcio com arroz", proposto pelo professor Marco Antonio Camillo de Carvalho propõe-se buscar alternativas para a recuperação de pastagens degradadas. O projeto será instalado no Centro de Experimentação Agropecuária do campus da Unemat em Alta Floresta e constará de 12 tratamentos (2 cultivares de arroz e 6 modos de atraso no desenvolvimento da braquiária), com 4 repetições. Os atrasos no desenvolvimento da braquíaria serão feitos através de doses reduzidas do herbicida Cyhalofop butil e semeadura após 10 e 20 dias da emergência do arroz. Serão avaliadas as características produtivas da cultura do arroz e massa seca de folhas e colmos do capim e sua área foliar.

O projeto "Efeito da aplicação de micorrizas na produção de tomateiro estaquiado em casa de vegetação no município de Alta Floresta – MT", proposto pelo Professor Ostenildo Ribeiro Campos avalia a produtividade do tomate por meio da utilização de fungos micorrízicos de forma simbiôntica para possibilitar às plantas uma melhor absorção de nutrientes, sendo o fósforo o absorvido de forma mais significativa.

O projeto "Teores de poliaminas, proteínas e açúcares totais solúveis em sementes de Schizolobium amazonicum (Huber) Ducke [Caesalpiniaceae], Submetidas a estresse hídrico”, proposto pela professora Lúcia Filgueiras propõe-se a avaliar a interação entre estresse hídrico simulado com PEG e a adição de poliaminas na atenuação do estresse e nos teores de poliaminas, proteínas e açúcares solúveis em sementes de Schizolobium amazonicum (Huber) Ducke, Considerando a importância de estudos dessa natureza, principalmente de espécies florestais nativas de valor econômico.

Para o coordenador do campus de Alta Floresta, professor Jesus da Silva Paixão, a aprovação de três trabalhos no edital da Fapemat é de extrema importância pois coroa de êxito o trabalho feito pela equipe, além de contribuir no esforço que a Unemat tem feito nos últimos anos para equipar a estrutura de pesquisa, possibilitando melhores condições de trabalho e ensino. Ao longo do ano, cerca de 15 projetos dos professores do campus foram aprovados, alguns com financiamento interno do Fidpex e outros de fontes externas, especialmente o CNPq e, agora, a Fapemat.

Jesus Paixão enfatiza que nos últimos três anos, foram investidos cerca de 400.000 reais em equipamentos e materiais para laboratórios o que permitiu o desenvolvimento de trabalhos científicos em cujas linhas estão os projetos recém aprovados e outros que estão sendo propostos.

Com a aprovação da construção da nova sede do campus de Alta Floresta, o coordenador acredita que as atuais instalações do campus passarão a sediar os laboratórios de ensino e pesquisa, oferecendo ainda melhores condições para o desenvolvimento científico, dentro do que está sendo designado como o CETAM – Centro de Tecnologia para a Amazônia Mato-grossense.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada